Saúde

2016...


Saúde...nunca foi tão buscada, tão divulgada, tão cara. Os consultórios estão cheios, tantos exames que somos obrigados a fazer! Os convênios ocupam lugar de destaque no nosso orçamento.

Mas podemos buscá-la de muitas formas, com pouca grana mas com disposição: caminhar, nadar, alimentar-se bem, dormir o suficiente, buscar cuidados para nossas doenças com recursos da natureza, procurarmos conhecer nosso corpo que tudo nos avisa e sinaliza sem nos entupirmos de remédios por qualquer razão, termos boas pessoas perto de nós, atingirmos o sentido de vida com nosso trabalho, encontrarmos prazer nas coisas simples...




Siga em frente, veja a entrevista da D. Dinorah...e aproveite o que ela tem para ensinar...


                                                         *************************







Em 16/08/2015
RESPONSABILIDADE DOS GOVERNOS:  PREOCUPAR-SE COM A SAÚDE DE SEUS CIDADÃOS..
EMPREGO - ASSISTÊNCIA MEDICA - LAZER - CULTURA - EDUCAÇÃO...
E AÍ, GOVERNANTES?....


                                                  ===========


SAÚDE  HUMANA..                                                                                                 (02/05/2015)

segundo Maslow...



         

AVALIE-SE NESTA CADEIA: COMO ANDA SUA QUALIDADE DE VIDA?? ....
 quais níveis conseguiu conquistar?

*******************************************




                                                           
Em 16/08/2015


SAÚDE= MUDANÇAS DE DENTRO PARA FORA...




Pesquisas em Harvard revelam que a tecnologia trouxe diagnósticos e tratamentos rápidos mas distanciou os profissionais da saúde da verdadeira essência da profissão: a disponibilidade para a escuta, esquecendo-se que o primeiro cuidado a ser ofertado para quem está adoecendo é ouvir as queixas que a pessoa traz.
Em recente palestra no Instituto Sedes Sapientiae (SP) foi firmemente anunciado que os profissionais da saúde não podem mais negar que é IMPOSSÍVEL separar espírito/mente/emoção/corpo. Portanto, toda doença é reflexo do desequilíbrio em alguma dessas dimensões e estão relacionadas com alguma crise na vida das pessoas.

Nós, os humanos, temos a NECESSIDADE de sermos ouvidos, e é DEVER PROFISSIONAL de quem cuida de humanos escutar-nos! E essa mudança precisa acontecer de dentro para fora...


                                                           ********************************



Nossa sociedade ocidental e capitalista tem seus princípios e esses princípios nem sempre estão a favor da nossa saúde, qualidade de vida e felicidade.

O capital norteia o que é bom e ruim, certo e errado, saudável e doente, bonito e feio etc...de acordo com que o que vai trazer lucros e benefícios aos interessados em ganhar cada vez mais.

Por isso e para isso, investe-se em 'destruir'o que for necessário para se atingir esses objetivos. O reflexo dessas intenções se apresenta diretamente na geração infanto-juvenil. Assim, nossas crianças e adoO lescentes/jovens refletem a saúde dessa sociedade.

O que vemos hoje e o que veremos amanhã é uma geração emocionalmente frágil, cheia de vontades, imediatista, com baixa tolerância a frustração, pouco poder de iniciativa, egocêntrica. Meu Deus! O que a sociedade atual está `produzindo`? Aonde quer chegar?

O universo infanto-juvenil representa o porvir! Eles e elas são a oportunidade de nos revermos e nos reciclarmos já que são transmissores do movimento do mundo. Com eles e elas podemos nos renovar!
Precisamos ser mais cuidadosos com a saúde deles e delas. A saúde dessa geração PRECISA ser nossa grande preocupação! E saúde, nesse caso, é mais ATENÇÃO, DIÁLOGO, INTERESSE, PARTILHA, BONS EXEMPLOS, TROCA, PRESENÇA  e menos celulares, games, notes, tablets, roupas caras, mochilas assim e assado, liberdade sem disciplina...

É NOSSA A RESPONSABILIDADE: pais, professores, profissionais da saúde e da justiça, dos prefeitos, vereadores, dos padres e pastores, enfim...de toda a geração que compõem o mundo adulto.


                                                         ****************************





Acho bastante interessante pensarmos o que, de fato, é TER SAÚDE??

Será que é não estarmos sentindo nada??

Nós somos um conjunto de corpos: o físico, o  emocional, o  mental e o espiritual e cada um deles requer o nosso cuidado para termos SAÚDE.
Não é suficiente fazermos exames do nosso corpo físico se não cuidarmos do nosso mental; não adianta cuidarmos do espírito, se descuidamos do nosso emocional...enfim...mesmo que a roda da vida seja devastadora e nos imponha a corrida frenética pela sobrevivência, precisamos dar atenção a todas essas dimensões corporais:
Fisicamente: fazermos checkups anualmente;
Emocionalmente: percebermos os nossos afetos, todos eles: alegria, tristeza, dor, raiva...na medida em que somos afetados pelas vivências do dia-a-dia;
Mentalmente: atentarmos para nossas formas de pensamentos para darmos direções positivas às nossas mentalizações negativas;
Espiritualmente:  estarmos conectados à  Providência Divina na certeza de que tudo está interligado nesse Universo, para que as energias do Bem estejam sempre transmutando as energias do Mal.

Nossa SAÚDE é, portanto, resultado do investimento que fazemos dessa VIDA que nos foi concedida, buscando a HARMONIA interna ainda que o mundo externo não facilite essa busca.
 

Nenhum comentário: